terça-feira, 4 de abril de 2017

Atividades com alunos









Criação de uma fotonovela

A fotonovela é uma forma bem particular de contar uma história que mistura quadrinhos, novela e fotografia (a princípio houve resistência, pelo fato de não o conhecerem).A fotonovela permite aos alunos entrarem em contato com essas diferentes formas de expressão artística, exigindo deles o desenvolvimento de capacidades que envolvem a leitura de textos multimodais (que se utilizam de diferentes linguagens).
Além disso, trata‐se de um gênero que tem um grande potencial de mobilização dos alunos, já que demanda certo protagonismo da parte deles.
Competências/conhecimentos que a experiência permite construir/explorar
A experiência envolvida na leitura e construção de fotonovelas permite a cada aluno desenvolver, principalmente, suas capacidades de leitura intersemiótica (ler e relacionar imagem e texto),
a percepção de efeitos de sentido decorrentes de escolhas feitas em vários níveis (e nas várias linguagens),
capacidades inferenciais e uma maior apropriação dos elementos da narrativa.

A demanda orientada para a produção permite desenvolver também habilidades referentes à escrita.

Objetivos Levar o aluno a:
  1. Compreender o que é uma fotonovela, levando em conta suas condições de produção, seus temas típicos, sua estrutura – quadros, fotografia e texto verbal organizados de uma determinada forma – e o estilo de linguagem utilizado.
 2. Ler narrativas quadro a quadro como a fotonovela.
 3. Apreciar esse gênero criticamente.
 4. Criar e desenvolver personagens.
5. Compreender e criar conflitos.
6. Utilizar as estratégias textuais de narração e de produção imagética para criar uma fotonovela.

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